Sonic Lost World (Wii U e 3DS) promete levar o ouriço de volta a seus tempos de glória

22/10/2013 19:09

Não é fácil ser fã do Sonic. Um dos maiores mascotes dos videogames acabou vivendo uma trajetória cheia de altos e baixos, tal qual sua criadora, a SEGA. Dono de um passado glorioso e irretocável, o ouriço ficou sem casa e identidade depois que a desenvolvedora japonesa deixou o ramo de produção de consoles. Desde então, o pobre Sonic acabou fazendo um pouco de tudo: virou lobisomem,espadachim medieval, visitou o oriente médio e protagonizou até mesmo um RPG portátil!
 

Quanto menos barriga, menos
qualidade nos jogos...

Infelizmente, a maior parte desses jogos nem chegou perto de fazer justiça à qualidade dos jogos lançados para Mega Drive, SEGA CD, Sega Saturn e Dreamcast. Foi apenas com o lançamento de Sonic Colors Sonic Generations que a Sonic Team voltou a acertar a mão e a fazer a alegria dos fãs. Já que o ouriço voltou a correr pelo caminho certo, voltamos também a ficar otimistas em relação a seus novos jogos, e agora que Sonic Lost World foi anunciado, nossas expectativas não poderiam estar mais altas.

O primeiro SEGA Direct a gente nunca esquece

SEGAAAAAAAAAAAA!!!

O dia 17 de Maio de 2013 deveria ter sido uma data como outra qualquer, mas para quem cresceu jogando videogame nas décadas passadas, foi um dos momentos mais importantes da indústria. Afinal, nesse dia foi ao ar um Nintendo Direct anunciando uma surpreendente parceria entre a SEGA e a Nintendo para a produção de três jogos exclusivos do Sonic, o mais respeitado rival da casa de Mario nos saudosos tempos da Console Wars entre o Super Nintendo e o Mega Drive. Se pudéssemos embarcar num Delorean ou na Tardis para viajar de volta no tempo aos anos 1990, ninguém acreditaria que uma parceria dessas um dia pudesse se tornar realidade!
 



Um dos três jogos prometidos ainda será anunciado e está cercado em mistério, o outro é a mais nova versão da série esportiva Mario & Sonic at the Olympic Games, e o terceiro estampa a matéria que você está lendo agora. Sonic Lost World chega em outubro para o Wii U e o 3DS em versões completamente distintas, com a promessa de levar o ouriço velocista de volta aos seus tempos de glória.

Sexteto sinistro

Embora Lost World prometa inovar em muitos aspectos, a narrativa felizmente segue o bom e velho esqueminha de sempre: enquanto perseguia o maléfico Dr. Robotnik (desculpe, SEGA, nunca vou conseguir chamá-lo de Dr. Eggman), Sonic e seu fiel amigo e ajudante Tails acabam chegando a um mundo misterioso chamado Lost Hex, o tal mundo perdido que dá nome à aventura. Felizmente para Sonic, esse mundo perdido não é aquele mesmo dos filmes da série Jurassic Park, mas nem por isso ele é menos perigoso.
 

Doutor Octopus, Camaleão, Mistério e... ah, espera, é outro sexteto sinistro!



Afinal, Sonic e Tails logo ficam sabendo que a bolota bigoduda roubou o poder das vilanescas criaturas nativas desse mundo, os Deadly Six. Só que esse sexteto sinistro acaba escapando do controle de Robotnik e se apodera de seu exército de Badniks (aqueles robôs que aprisionam os animais fofinhos que o Sonic sempre precisa resgatar). Se Robotnik sozinho já causava muita dor de cabeça, imagine o trabalhão que o pobre Sonic não vai ter para enfrentar todos esses malfeitores juntos...

Velho ouriço, novos truques

Alguém mais estava com saudades
de resgatar animaizinhos
fofos?

De acordo com o produtor Takashi Iizuka, a jogabilidade de Lost World foi toda planejada com o objetivo de distanciar o game dos cenários puramente baseados em velocidade dos jogos anteriores. Agora a ênfase fica nas mecânicas tradicionais de plataforma, permitindo um maior controle sobre o ouriço, mais ou menos como acontecia nos clássicos jogos de Mega Drive. Ou seja, embora ainda seja possível correr a toda velocidade em alguns momentos, o jogo também permite que você explore cada cantinho dos cenários com calma.
 



Para dar um ritmo perfeito a essa nova aventura, o sistema de controle foi construído do zero. Agora, se movermos apenas a alavanca analógica, Sonic se moverá em velocidade moderada, quase como aquele cooperzinho do final de semana, permitindo movimentos com mais precisão. Mas basta um simples aperto de botão para que Sonic entre no modo velocista que tanto amamos e comece a correr mais rápido que o próprio Flash! Aliás, parece que nesses anos de férias o ouriço andou tendo aulas de parkour com o nosso amigo Ezio da série Assassin’s Creed, já que agora o ouriço pode escalar e pular automaticamente algumas paredes e obstáculos enquanto o jogador segura o botão de corrida.

Super Sonic Galaxy?

Galáxia errada, bigodão!

Tanto no Wii U como no 3DS as fases de Lost World alternam momentos de plataforma eletrizante em 3D e 2D, misturando o melhor dos dois mundos. E já que estamos falando em mundos, as partes tridimensionais se passam em pequenos planetas, o que acabou fazendo a internet inteira apontar as similaridades entre o novo jogo do ouriço e o clássico Super Mario Galaxy assim que o primeiro trailer com o gameplay do jogo foi liberado. A verdade é que essa ideia remete também ao projeto Sonic X-treme, um promissor jogo nunca lançado para Sega Saturn. Estranhamente, a Sonic Team jura de pés juntos que nenhum dos dois jogos serviu de inspiração para Lost World. Então tá, né? Parece verídico.

O mais importante é que as versões de Wii U e de 3DS contarão com fases e recursos completamente diferentes, e embora a jogabilidade seja bem parecida nos dois consoles, as semelhanças param por aí. Lost World trará de volta os poderes Wisp que tanto agradaram em Sonic Color, e cada versão do jogo terá seus próprios power ups. Usando a tela de toque será possível virar um foguete, uma furadeira ou até mesmo se mover pelos cenários mais rápido que um raio laser. Sonic também poderá se transformar numa águia e voar pelas fases causando inveja ao próprio Tails, ou até mesmo virar um asteroide para massacrar seus oponentes.

Bem-vindo de volta, Sonic!

Obviamente teremos muitos outros recursos inéditos em cada um dos consoles. No Wii U, por exemplo, o jogo vai contar com suporte a off-play tv e também funcionalidades ainda não divulgadas no Miiverse (imagino que no mínimo vamos poder tirar fotos de nossos melhores tempos em cada fase e nos gabar disso na rede social Nintendista). Além disso, teremos suporte a um modo multiplayer bem bacana no qual um segundo jogador poderá utilizar o GamePad para ajudar o Sonic, ou até mesmo para competir com ele. Já no 3DS o multiplayer parece ser ainda mais empolgante, com jogatina local e online para até quatro pessoas, além de conectividade com a versão de Wii U, pelo meio da qual os jogadores poderão montar seus próprios veículos na versão portátil, e então utilizá-los como um segundo jogador no Wii U.
 

Sonic corre para longe dos reviews céticos e ainda nos enche de expectativa. Para saber o que achamos do jogo, não deixe de visitar o Blast nos próximos dias.



Com tantas novidades assim, é difícil não esboçar um sorriso e torcer para que Lost World resgate o brilho dos primeiros jogos do velocista azulado. E felizmente tudo indica que a Sonic Team está trabalhando duro para entregar um dos melhores jogos do ano. Por mais que não seja muito fácil ser fã do Sonic nos últimos anos, a verdade é que ainda é muito bom ser seu fã. Então, bem-vindo de volta, velho amigo! Corra e nos impressione como nos velhos tempos, pois estávamos com saudades.

 

Fonte:Nintendo Blast